quarta-feira, 8 de junho de 2011

Rio: beleza em pessoas


Vou poupá-los da obviedade. Que o Rio de Janeiro é a cidade mais linda do mundo, só cego não vê. Por isso, vou resumir na expressão “ual!” os elogios que faria - tal qualquer pessoa em sã consciência (e de férias) - às belezas da Cidade Maravilhosa. Mas, como nossa estada em cenários cariocas não poderia passar em brancas nuvens aqui no CP, recorro a um sentimento precisamente verbalizado por minha amada, Dini Kelly: “O Rio é maravilhoso, lindo demais, mas o que mais nos marcou foram as pessoas com as quais Deus nos presenteou nos dias em que estivemos lá”.

Dini, Cris, Rebeca e Fernando: pizzaria depois do culto
E Ele caprichou mesmo. Para começar, fomos agraciados com o amor e a hospitalidade da Família Del Bosco (Fernando, Cris, Rebeca e D. Wanda). De um ato de gentileza (nos acolher em sua casa) nasceu uma bela aliança de amizade e respeito. Rimos muito, oramos, passeamos, comemos pra dedéu, conversamos sobre muitos assuntos..., enfim, foram momentos preciosos os que passamos juntos.

Noutra esfera, rever o Paulinho, companheiro de primórdios do Encontro Jovem, foi especial. Nos encontramos na simpática cidade serrana de Petrópolis, onde ele mora. Ali, passamos o sábado e parte do domingo, na companhia dele e de sua Cecília. Nos deparamos com a cidade lotada de turistas (talvez por causa do frio de 8°) e acabamos sem um hotel para ficar. Sobrou para o Paulinho, que, amorosamente, nos ofereceu abrigo no seu apê. Detalhe: nós ficamos com a única cama e ele, com o edredom estendido no chão. Esse tipo de atitude fala mais que palavras. Sentimo-nos honrados.

Com Pedrosa no Pão de Açúcar: visual e conversa abençoada
De volta ao Rio, mais uma grata surpresa. Conhecemos o Pedrosa, irmão da Valéria. Que figura! Maranhense da gema - mas carioca de paixão, morador de Copacabana -, o cara simplesmente se voluntariou a passear conosco pela cidade. Detalhe: nunca havia nos visto antes (mistério do Senhor). Passamos horas super agradáveis. Destaque para a exposição em homenagem a Fernando Pessoa que visitamos na Sede Cultural dos Correios; para o chá da tarde na Colombo; e as conversas no sobe-desce no Pão de Açúcar. Arredio a fotos, foi difícil registrar a estampa do cara (vide foto, que, lógico, não retrata a beleza maior do Pedrosa: a gentileza, o carinho, a cultura e o bom-humor).

Nós e Pr. Jônatas, na Assembléia Penial (Duque de Caxias)
O bom do Rio é que o belo vai muito além do óbvio. Na singela Duque de Caxias (Baixada Fluminense), pudemos contemplar a beleza de um casal abençoado, que muito nos ensinou. Pr. Jônatas Leal e sua esposa, a missionária Jaqueline Leal, nos deram o privilégio de conhecer a sua igreja (Assembléia de Deus Peniel). Foi num sábado pela manhã, durante um culto de muitas mensagens e testemunhos. Tive a honra de estar no altar e poder falar da minha alegria de ver como Deus se agrada da simplicidade, e que não precisa de templos suntuosos para manifestar a sua glória.

E é claro que eu não passaria por terras cariocas sem estar face a face com o professor/escritor/conservo/blogueiro/amigo... Alberto Couto. Que jantar agradável ele nos proporcionou. Degustamos as suas histórias: a alegria como falou da casa nova e de sua família; o bom humor refinado; a sabedoria modesta; o testemunho de conversão... Após o jantar, um passeio por Jacarepaguá e uma foto à porta de sua casa, para a posteridade.

Couto e eu. Notem a placa na porta do cara: homem sábio
Pois é, não bastasse a paisagem, Deus achou de nos presentear com pessoas maravilhosas na Cidade Maravilhosa. A elas, remeto virtualmente um caloroso abraço saudoso. Muito, muito obrigado mesmo! Deus abençoe.

5 comentários:

Brena Oliveira disse...

Um prazer ENORME conhecer esse carinha da última foto, hein? Ele é só professor/escritor/conservo/blogueiro/amigo ! Grande Couto!

Clovis Cabalau disse...

Poi é, Brena, um privilégio e uma alegria. Presente do Senhor. E o Couto perguntou sobre você, sabia? Você nem imagina os detalhes que eu revelei a ele.

Alberto Couto Filho disse...

Pr. Clovis,
Já estou com saudades do belo casal.
Coisa mais linda a Sofia que Deus vai nos dar.
Estou aguardando a minha camisa com aquele "etezinho" kkkkkkkkk
Brena não queira saber o que o seu pastor falou sobre vc. Misericórdia!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É sol; é sal; é sul. Salmão se descobrindo em tanto azul. Por isso que o meu Rio, da mulher beleza, acaba num instante com qualquer tristeza. Meu Rio que não dorme porque não se cansa. Meu Rio que embalança. Só Rio, sorrio, só Rio, sorrio.

Amo vcs.
A paz

Brena Oliveira disse...

Viiiixe, estou vendo que o negócio é sério!!!!!!

Pastor Guedes disse...

Caro Clóvis,

A Paz!

Estou seguindo seu blog por indicação de um certo "velho" amigo que temos em comum, um tal de Alberto Couto, conhece? rsrsrs Na verdade ele nao falou para seguir, mas visitá-lo para me deixar com inveja de um certo jantar com camarões...

Se desejar, visite o pastorguedes.blogspot.com

Deus abençoe sua casa.

Forte Abraço.
No Amor de Cristo!

Postar um comentário