quinta-feira, 22 de março de 2012

Expulso por ser gay, pastor cria igreja voltada a homossexuais no RS


A partir das 19h do próximo sábado (24), o Rio Grande do Sul terá a primeira igreja voltada ao público gay. Homossexual assumido, o pastor Anderson Zambom conta os dias para a inauguração da Igreja Cidade de Refúgio de Porto Alegre, vinculada a uma comunidade nacional que tem como objetivo pregar a palavra de Deus sem preconceitos quanto à orientação sexual.

“Haverá cultos de ensino bíblico para mostrar às pessoas que Deus não é aquele monstro que as igrejas pregam”, disse ao G1 o pastor, que atuará junto com a pastora Vanessa Pereira, de 27 anos. "Quem impôs a condição de pecado foi o homem e não Deus, porque em nenhum momento a Bíblia condena o homossexualismo. O que há é algumas traduções errôneas e o entendimento errado e manipulado da Palavra", acrescentou.

O pastor ressalta que a Cidade de Refúgio não é de uma igreja voltada exclusivamente ao público gay, mas tem o intuito de dar uma oportunidade aos homossexuais evangélicos de exercerem a religião sem serem considerados pecadores. Foi exatamente o que aconteceu com o próprio Zambom, forçado a abandonar o exercício de pastor de uma igreja de Santa Maria, em 2003. "Fui excluído do ministério. Não pude ir para frente no meu trabalho", lamentou o pastor.

Cristão desde os 10 anos, Anderson, hoje com 26, teve a ideia de voltar aos púlpitos ao perceber o surgimento das chamadas "igrejas inclusivas". Decidiu fundar a Cidade de Refúgio na capital gaúcha após conversar com a fundadora da comunidade, Lanna Holder. "Havia uma ideia de criação do nosso ministério, porém seria independente. Então, conversando com as pessoas, resolvemos começar esta obra aqui”, declarou.
(fonte: G1)

Comentário do editor:

De novo essa conversa?! Meu caro Anderson Zambom, é indigerível esse papo de que “a Bíblia em nenhum momento condena o homosexualismo”. Eu não sei de que Bíblia você está falando, mas a que conhecemos, baseada em traduções fidedignas aos textos mais antigos e cuja mensagem é tão clara que não requer nenhum esforço de interpretação, é objetiva e coerente com os planos de conduta determinados por Deus (isso para quem crê). Outro dia, li um jovem homossexual afirmar corajosamente sua opção sexual, além de sua posição ateísta e militância LGBT. Achei legal, sincero. Respeito posicionamentos assim. O que não dá para respeitar é uma pessoa distorcer a Palavra com uma conversa mole, levando as pessoas a falsas doutrinas, afastando-as da verdade do Evangelho, e, de quebra, dizendo que as igrejas pregam um Deus tirando. Isso é uma clássica mentira dos falsos profetas, de gente que conhece bem o que diz a Bíblia, mas distorce para justificar o seu pecado e para levar outras pessoas a fazer o mesmo.

Meu conselho: seja sincero com você mesmo. Se quiser abrir uma igreja, abra, mas não use a Bíblia como parâmetro de conduta, porque, além de herege, corres o risco de ser desmascarado pela própria Palavra, que “permanecerá para sempre” (1Pe 1:25) ainda que o homem insista em criar falsas doutrinas. Só para deixar claro: amo em Cristo os homossexuais, tenho amigos homossexuais e os respeito, o que não me obriga a pensar como eles. E, só para deixar mais claro ainda, o fato de eu não concordar com o que eles pensam, não me dá o direito (ou a mínima vontade) de colocá-los na cadeia, como o certos movimentos gostariam de fazer com os pastores.