sábado, 2 de janeiro de 2010

Hora de fazer uma “fezinha”


O que você faria se ganhasse R$ 144,9 milhões? Pois é, o prêmio milionário da tão badalada “Mega-Sena da Virada” instigou os sonhos – ou seria a ganância? – de muitos brasileiros, entre os quais uma ‘ruma’ de cristãos evangélicos. Mas afinal, jogar na loteria é pecado? Que mal faz uma “fezinha” de vem em quando, ainda mais com uma bolada dessas? Sem falar que o dízimo daria para pagar todas as contas da igreja e, de quebra, realizar todos os sonhos que Deus colocou no coração no meu pastor! Ainda que seja pecado, eu depois posso acertar as contas com Deus fazendo boas ações, não é verdade? “Senhor, eu prometo que se eu ganhar na Mega vou doar uma parte para as criancinhas pobres do Brasil, vou ajudar meus familiares, etc, etc, etc...”.

Já dizia o Mestre: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14:38). E a carne é chegada a sombra e água fresca. Acho engraçado aqueles que dizem assim: “Ainda que eu ganhasse essa grana eu não pararia de trabalhar”. Conversa fiada. Quem almeja ganhar esse dinheiro fácil sonha mesmo é passar o resto da vida vivendo de brisa, curtindo os rendimentos adoidado. Parafraseando uma figura que gosta de pregar na Rua Grande e que na sua ingenuidade [um tanto insana], dispara algumas ‘pérolas’ de vez em quando: “Se você não aceitar Jesus, vai para o inferno com o bolso cheio de dinheiro e tudo mais!!!!!”

Brincadeiras à parte, prefiro mesmo é recorrer ao que me diz a Bíblia. Que eu saiba, a Palavra não diz ser algo agradável a Deus apelar para a sorte para resolver problemas financeiros. Mas ela me fala que o homem terá que trabalhar para garantir seu sustento (Gn 3:19). Fala também que a riqueza que Deus abençoa e faz prosperar é aquela que é fruto do trabalho (PV 13:11). Fala ainda da eterna luta da carne contra o espírito (Gl 5:17) e não há dúvida de que o dinheiro fácil é guloseima para uma carne faminta. E, só para lembrar, boa ação não salva ninguém, mas a graça, mediante a fé (Ef 2:8).

Há quem procure justificar sua afeição por jogos de azar apoiados em passagens bíblicas que citam o termo “lançar sorte” (Lv 16:8; At 1:26; Js 18:6). Mas, contextualizadas, elas ou estão falando sobre a vontade soberana de Deus ou em formas de se solucionar questões de maneira justa, nada a ver com enriquecimento fácil.

Considero que o assunto pede um estudo mais aprofundado, mas, por ora, espero apenas ter colaborado para a reflexão dos leitores. Ah, a foto acima [autoria: Biaman Prado] foi tirada na véspera do sorteio da “Mega-Sena da Virada” em frente a uma lotérica de São Luís. Teve gente que ficou mais de duas horas na fila para conseguir fazer a sua “fezinha”. O caso é de fezinha mesmo [fé no dinheiro].