sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Repasse e receba a “bença”


Vez em quando, recebo e-mails como este que transcrevo abaixo (com as devidas correções ortográficas, claro):

“Deus tem visto suas lutas.
E diz: elas estão chegando ao fim.
Uma benção está vindo em sua direção.
Se você crer em Deus, por favor, envie esta mensagem para 20 amigos.
Não ignore, você está sendo testado.
Se rejeitar, lembre se: Jesus Disse:
“Se me negas entre os homens te negarei diante do Pai”.
Dentro de 4 minutos te darão uma boa notícia."

Geralmente, costumo apenas deletar e-mails assim, mas, como sei que muitas pessoas recebem coisas semelhantes, decidi comentar.

De saída, digo que essas mensagens não passam de baboseira, perfeita para pegar gente supersticiosa e ou desocupada. O pior não é o e-mail em si – pois gente desocupada é o que mais tem na net –, mas a triste constatação de que muitos crentes caem nesse tipo de coisa. Volta e meia recebo alguma mensagem de um(a) irmão(ã) da igreja repassando e-mails que prometem bênçãos àqueles que reencaminharem a mensagem para 20 ou 30 amigos. A esses irmãos, já aviso, não me mandem mais, porque, certamente, eu vou quebrar a corrente e o remetente vai ficar sem a sua “bença”.

Faz algum tempo, preguei aos jovens sobre superstição e, como já esperava, tinha irmão se coçando na cadeira. Se você, caro leitor, é do tipo que não passa debaixo de escada, se desespera quando um gato preto passa na sua frente, não abre mão de usar branco no Réveillon, ou jamais comeria manga verde com leite [morte certa], saiba que o “capiroto” adora ver cristãos atribuindo algum poder a essas coisas, desviando a fé Daquele que tem o verdadeiro poder.

Voltando ao e-mail transcrito no início, chega a ser hilária a forma ameaçadora do texto. “Não ignore..., lembre-se do que disse Jesus...”. Fala sério! É ridículo! E patética a pessoa que cumpre a ordem esperando a bênção, que vai chegar em 4 minutos [não em 5 ou 3, mas em 4; “bença” com garantia de pontualidade britânica]. E tolo é o camarada que repassa o e-mail para não ficar com peso na consciência. O fato de ter a vida cheia de pecado não causa peso algum, mas quebrar a corrente “Deus me livre guarde” [não esquecendo de bater três vezes na madeira].

Por isso, meus amados, não percamos nosso tempo com essas promessas “miraculosas” usando o nome do Senhor em vão. É tudo mentira. Façamos algo mais útil, como enviar mensagens que edifiquem o nosso próximo ou estimule à reflexão. Mas, por favor, nada de me mandar aquelas mensagens gigantescas, pois, embora agradeça a gentileza, dificilmente dá tempo para chegar ao final. Um “Deus abençoe”, “Eu te amo”, “Estou com saudade” sinceros, ou mesmo uma boa passagem bíblica vinda do trono da graça são sempre bem-vindos.

Ah! Não esqueça de repassar essa mensagem para pelo menos 50 amigos e veja a “bença” que você vai receber nos próximos 3 minutos e 43 segundos. REECCCEEBAAA!!!!!