quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Outdoor infeliz


Tem polêmica que nem vale a pena comentar, mas esta última, relacionada a um cartaz [foto] afixado por uma igreja anglicana da Nova Zelândia, merece considerações.

O outdoor traz a legenda "Poor Joseph. God was a hard act to follow" [em tradução simples, "Pobre José. Foi difícil vir depois de Deus"], sugerindo que a cena ocorreu após a concepção do Menino Jesus. Segundo o vigário da igreja St. Matthew-in-the-City, Glynn Card, a idéia do cartaz era questionar estereótipos e promover o debate entre os fiéis sobre o nascimento de Cristo.

A igreja Católica [que defende a virgindade eterna de Maria], claro, chiou. Horas depois de ser afixado, o cartaz doi vandalizado com tinta marrom.

Embora por convicções obviamente distintas, tenho que concordar com a visão católica de que a idéia foi, no mínimo, infeliz. A justificativa do vigário anglicano foi ainda mais triste: Repare: "O Natal tem a ver com um Deus espiritual masculino enviando seu sêmen para que uma criança nasça ou com o poder do amor em nosso meio?", questionou o religioso.

Dispensando falar sobre a hipocrisia de nós, crentes, no Natal, prefiro apenas registrar minha consideração sobre a "hilariante" visão do senhor Glynn Card. Até entendo que ele tenha quisto ser polêmico ou engraçado, mas daí valer-se de um contexto distorcido de fatos bíblicos que envolvem o nascimento de Cristo foi, digamos, uma piada de mau gosto. Arrisco-me a dizer que os únicos que devem ter achado graça foram ateus, agnósticos, cristãos equivocados e, claro, satanás [ele adora quando um líder que se diz cristão faz papel de bobo].