segunda-feira, 10 de maio de 2010

O sucesso do fracasso


Lendo o livro do profeta Jeremias fui levado a refletir sobre homens de sucesso. Aos olhos humanos, alguém de sucesso é uma pessoa bem-sucedida [financeiramente] naquilo que faz; é alguém digno de reconhecimento, que faz a diferença em uma determinada área de atuação; que é alvo de elogios e referência para outras pessoas; que é imitado e formador de opinião; que é seguido, por seu potencial de liderança. Isso aos olhos do mundo.

Vendo por essa ótica, o profeta Jeremias seria, então, um fracasso total. Em seus cerca de 40 anos de ministério, pregou aos quatro cantos a diferentes reis e ao povo de Judá, para alertar sobre os caminhos maus e as conseqüências do pecado e da apostasia. Ninguém deu a mínima para ele. Chorou angustiado diante do descaso espiritual dos judeus, sem, entretanto, mudar uma vírgula sequer das verdades proféticas ordenadas pelo Senhor para serem ditas. E o povo, bulhufas para ele.

Se aos olhos do mundo o profeta possa parecer um fracassado, aos olhos de Deus temos um exemplo magnífico de sucesso e bem diferente de alguns “profetas” supostamente bem-sucedidos dos nossos tempos. Tomo Jeremias como parâmetro [se o parâmetro fosse Jesus, a coisa ia ficar bem mais feia para certos “pregadores da prosperidade”] e listo, a meu ver, características que o fizeram um homem vitorioso aos olhos do Senhor:

1 - Obediência inegociável. Não admitiu mudar seu discurso para agradar esse ou aquele irmão. Mandou “na lata” as palavras que o povo precisava ouvir, sem se preocupar em perder ouvintes.

2 - Coragem para “peitar” reis e qualquer um que estivesse fora dos preceitos do Senhor.

3 - Ousadia acima das conseqüências desfavoráveis. Não recuou mesmo diante da ameaça de prisão e do fracasso aos olhos humanos.

4 - Firme compromisso ao chamado profético.

5 - Terminou bem [aos olhos de Deus] a obra que começou, ao contrário de muitos que até começam bem, mas, no meio do caminho mudam o discurso para favorecimento próprio.

Deixo, para reflexão, as palavras de outro exemplo de sucesso aos olhos de Deus, o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2Tm 4:7).